sábado, 18 de outubro de 2008

9.

próxima e última sessão:
29 de Novembro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

8.









o julião sarmento emprestou-me dois albúns fotográficos. estes eram do seu tio-avô que esteve na guerra 1914-18 em Inglaterra.

(clique nas imagens para ampliar)

7.

contributo

pedi a várias pessoas envolvidas neste projecto que enviassem um contributo para a elaboração do repertório de histórias.
podia ser um episódio histórico favorito, um romance ou conto, a biografia de uma figura que admirem, uma história familiar, ou qualquer outra situação relacionada com o tema que pudesse inspirar-me e eventualmente ser narrada.

domingo, 5 de outubro de 2008

6.

o repertório de histórias baseia-se em primeiro lugar na pesquisa feita para a obra símbolo (apresentada no início de Setembro em Bratislava), e nesse âmbito recoligindo episódios e narrativas sobre o período pré e pós republicano que foram menos vísiveis ou "apagados" da História oficial: o papel decisivo das mulheres republicanas, feministas e maçons; a contribuição da carbonária portuguesa; a questão do sufrágio universal; a corrupção do governo provisório; entre outros.
os excertos, que são lidos, são retirados de obras de investigadores e historiadores que têm desenvolvido um importante trabalho sobre este período tão fascinante como conturbado do nosso país.